fbpx

Crise e Empreendedorismo – Perigo ou Oportunidade?

A palavra crise simboliza perigo e oportunidade. Como em tudo na vida, depende da perspetiva. A perspetiva que escolhermos faz toda a diferença, para nós, e para os que nos rodeiam.

Devemos encarar o perigo como um sinal claro que de temos que entrar em Ação, de temos de explorar e potenciar a outra face da moeda: a Oportunidade. Devemos claramente afetar os nossos recursos em direção à oportunidade, procurando assim a criação de valor, emprego e riqueza.

Todos nós temos de cumprir o nosso papel. Seja o de desenvolver iniciativas, seja o de aproveitar essas mesmas iniciativas para construir o nosso futuro.

Empreendedorismo é uma das respostas à situação económica e social em que vivemos. Empreendedorismo por conta própria, mas também Empreendedorismo por conta de outrém e Empreendedorismo social. Encaro o Empreendedorismo como uma atitude, resultante de um conjunto de competências que todos nós temos, mais ou menos desenvolvidas e que nos cumpre desenvolver continuamente.

O perigo realmente existe; no entanto, se nos focarmos na oportunidade e procurarmos ajuda, para a sua exploração junto de quem está devidamente preparado para o fazer em cada uma das fases do processo, o perigo tornar-se-á muito menor.

Deixo-vos uma frase de Peter Drucker que utilizo regularmente:  “O empreendedor sempre procura a mudança, reage a ela, e a explora como uma oportunidade.”
Saiam da vossa zona de conforto. Procurem as oportunidades que estão à vossa volta: Empreendam!!!

Voltar ao topo